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terça-feira, 4 de maio de 2010

XANGO

Orixá da justiça, xangô é considera rei de todo povo Yorubá, orixá do raio e do trovão, foi um rei que unificou todo uma nação. Foi ele quem criou o culto de Egungun, sendo considerado orixá que exerce poder sobre os mortos.
Xangô era forte, valente, destemido e justo. Era temido e ao mesmo tempo adorado. Comportou-se algumas vezes como tirano, devido a sua ânsia de poder, chegando até mesmo a destronar seu próprio irmão, para satisfazer o seu desejo.
Xangô era atrevido e violento, porém muito justiceiro, sempre castigando os ladrões e malfeitores. Por isso se diz que quem teve morte por raio, ou a casa, ou negócios queimado por fogo, foi vítima da ira, ou cólera de Xangô.
Para o contexto umbandista Xangô mora no alto de uma pedreira e carrega o livro sagrado ( as escrituras) e as setes chaves da sabedoria, ele controla todas as forças naturais por intermédio dos astros. È conchecido como o rei dos astros. Vive no seu castelo além do seu criado Oxumaré ( quando o arco-íris aparece, significa que Oxumaré veio a terra e está levando água ao reino de Xangô), tem como servos Biri ( As trevas) e Afefe ( o vento).
Xangô detém um profundo conhecimento e ligação com as árvores, de onde provém muito dos seus obejtos de culto, como a gamela e o pilão.
Foi casado com Yansã, Oxum e Obá. Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça( Ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportando o frio que emana de um corpo sem vida.
Diz a lenda também que Xangô e Iansã detém ao mesmo tempo o poder do fogo. Vivia Xangô no reino de Oió e ouviu dizer de um certo mago que vivia em um reino distante que tinha um poção capaz de fazer com aquele que tomasse, pudesse cuspir fogo e ter controle sobre raios e tempestades. Xangô muito ocupado, manda Iansã até o reino vizinho para pegar a poção. Lá chegando Iansã pega a tal poção e é avisada pelo mago que não tomasse tal composto. No caminho Iansã sente uma sede muito grande e não resistindo toma parte da poção. Chegando ao reino de Oió , é perguntada por Xangô sobre o sucesso da viagem. Sem esperar, no ato da resposta Iansã responde com labaredas de fogo saindo pela sua baca. Xangô irado manda Iansã embora, mas sabendo que apartir daquele dia teria Iansã como companheira dos raios e trovões.

Sincretismo:
Xangô é São João Batista, (Xangô-menino, Alafim), comemorado no dia 24 de junho;
Xangô é São Pedro, ( Agodô), comemorado no dia 29 de junho;
Xangê é São Gerônimo (Ka-Ô), comemorado no dia 30 de setembro - o mais conhecido
Xangô é São José (Agunjá), comemorado no dia 19 de março


Maria Betânia - Xangô



CARACTERÍSTICAS

Cor: Vermelhoe branco no Candomblé e Marrom na umbanda
Símbolo: Oxé - Machado de doi gumes
Contas: Cristal marrom
Ervas: Levante, Alfavaca roxa, mil homens, aperta ruão, angelicó, Azedinha, Cavalinha, ervas de São João, mulungu, musgo da pedreira, noz-moscarda, nega-mina, pancéia, pau-pereira, pessegueiro, morangueiro, taioba, umbauba, urucu
Elemento: Fogo, Vulcões, Tempestades, Sol, Trovões, Terremotos e Raios
Metal: Cobre e bronze
Dia da Semana: Quarta-feira
Chakra: Cardíaco
Saudação: Kao-cabiecile
Bebida: Cerveja Preta
Número: 6
Data comemotativa: 30 de setembro
Pedras: Meteorito, rochas cristalinas, formadas em pedreiras, Topázio e citrino
Essências: morango
Comida Ritualísticas: Amalá, rabada , zorô, bobó, milho assado, fruta do conde, Cágado, carneiro, gosta de orobó, mas recursa Obi ( noz de cola),
Arquétipo: Os filhos de Xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos. São líderes por natureza, justos e equilibrados, porém quando contrariados ficam possuídos de ira violenta e incontrolável. Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante na sua vida.
Quizilas: Fazer justiça com as próprias mãos, Julgamento sem complacência, Juiz das causas alheias, vitimização e impaciência com a evolução do próximo.

YEMANJÁ
Também conhecida como D. Janaína, é a rainha do mar. Na umbanda é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, a mãe de todas as cabeças humanas. Filha de Olokum, era casada com Olofim-Oduduawa com quem tinha dez filhos, todos orixás. Por amamentar seus filhos ficou com os seios enormes. Chateada e cansada de morar com Ifé, ela fugiu rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê por quem se apaixonou e se casou. Envergonhada de seus seios ela pediu por ocasião do casamento que ele nunca a ridicularizasse pelo tamanho deles. Ele concordou, porém um dia embriagado e sem controle ele gracejou a respeito dos seios da esposa. Yemanjá entristecida fugiu. Desde menina Yemanja trazia consigo um garrafa com uma porção mágica que sua mãe lhe dera para usar em ocasiões de perigo. Sem querer Yemanjá deixou a garrafa cair na fuga e o líquido mágico a transformou num leito de rio que corria em direção ao mar. Okerê tentando impedir sua fuga transformou-se em uma montanha bloqueando o curso das águas. Não conseguindo transpor a montanha, Yemanjá pediu ajuda ao seu filho Xangô, e este prontamente ajudou a mãe partindo a montanha ao meio, permitindo assim que o rio fosse ao encontro do mar. Dessa forma Yemanjá volta a viver no mar com Olokum, morada de sua mãe, de onde nunca mais saiu.

Yemanjá só existe uma. No entando diz-se que há sete caminhos onde encontrá-la e que seu nome indica onde ela se encontra.

Iemowô, que na África é a mulher de Oxalá;
Iemassê, mãe de Xangô;
Euá (Yewa), Rio na África que paralelo corre ao rio Ogúm(confudido com Yemanjá);
Olossá, lagoa africana em que desaguam os rios;
Yemanjá Ogunté, casada com Ogum-Alagbedé;
Yemanjá Assabá, Está sempre fiando algodão ( ela é manca)
Yemanjá Assessu, muito voluntariosa e respeitável.


Sincretismo:
No Rio de Janeiro ela é Nossa Senhora da Glória, comemoração dia 15 de agosto;
No Rio Grande do Sul e Porto Alegre ela é Nossa senhora dos Navegantes, comemoração dia 2 de fevereiro;
Na Bahia ela é Nossa Senhora da Conceição da Praia, comemoração é dia 8 de dezembro, data festiva em que é feriado onde também se comemora a data festiva da Padroeira da Bahia. No entanto a tradicional festa de Yemanjá, em Salvador na capital da Bahia, tem lugar na praia do Rio Vermelho todo dia 2 de fevereiro. Na mesma data Yemanjá também e cultuada em diversas outras praias brasileiras, onde são lhe ofertadas velas e flores em pequenos barcos ornamentais.
Em Cuba, elá é Yemayá, rainha do mar negra, assume o nome cristão de La Virgem de La Regla, considerada padroeira dos portos de havana.

Maria Betânia - Yemanjá


CARACTERÍSTICAS

Dia da semana: Sábado
Data comemorativa: 2 de fevereiro
Metal: Prata e prateados
Contas: De vidro transparente, fio de miçangas pingo d'água de águas marinhas
Cor: Prata transparente, Verde água, Branco e Azul
Comida: Manjar branco, acaçá, peixe de água salgada, bolo de arroz, ebôya, ebó, furá
Símbolos: Abebé prateado, Alfange, Agadá, abé, peixe, couraça, adê, braceletes e pulseiras
Ervas:Rosa branca, Colônia, aguapé, palma, erva Santa Luzia e santa Bárbara, chapéu de couro, açucena, pata e unha de vaca, fruta da condessa, algas marinhas, coco do iri.
Elemento: Água
Domínio: Mar
Chakra: FrontalSaudação: Odô Iyá
Bebida: Champangne, vinho branco
Número: 8 e seus múltiplos
Pedras: Água MarinhaEssências: fleur de rocaille, lírio e syntoma
Comidas ritualísitcas: Canjica branca no dendê, arroz com mel, manjar, peixe assado na folha de banana

Arquétipo: As filhas de Yemanjá são voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas, impetuosas e arrogantes. Tem o sentido de hierarquia, fazem-se respeitar mas são justas porém formais. Põem à prova as amizades que lhe são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa, sem jamais esquecer. São maternais e sérias preocupando-se sempre com o próximo. Gostam de luxo, das fazendas azuis e vistosas e de jóias caras, mesmo que as condições não lhes proporcionam.

Quizilas: Falta de limites nas crianças, fofoca, discórdia, intriga, punição sem equilíbrio.

* Todas as informações aqui postada é resultado de pesquisa em literatura e em sites diversos.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

OXOSSI
Na Umbanda ele é patrono da linha dos cablocos
No Candomblé brasileiro é um antepassado africano, filho de Yemanjá, protetor das matas
No Rio de Janeiro ele é sincretizado como São Sebastião
Na Bahia ele é São Jorge.

Diz o mito que Oxossi era filho de Oxalá e Yemanjá, irmão de Omolu-Abaluayê e rei da cidade de Oyó, cidade da África sudanesa, de onde provém os povos nagôs (keto, Yjexá, oyó) e mina-jeje.
Oxossi é o caçador por excelência, tanto que era considerado caçador de uma flecha só, mas a sua busca visa o conhecimento puro.
O trono do conhecimento é uma divindade assentada na corôa divina, é uma individualização do trono das setes encruzilhadas, e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do conhecimento. O orixá Oxossi rege o pólo positivo e a orixá Obá rege o pólo negativo.
Oxossi e Obá formam juntos a terrceira linha de umbanda sagrada, que rege sobre o conhecimento.

Oxossi irradia o conhecimento;
Obá o concentra
Oxossi estimula;
Obá anula
Oxossi vibra conhecimento;
Obá absorbe as irradiações desordenadas de seres regidos pelos mistérios dos conhecimentos
Oxossi é vegetal;
Obá é telúrica
Oxossi é de magnetismo irradiante;
Obá é de magnetismo absorvente
Oxossi está nos vegetais;
Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam
Oxossi é o raciocínio;
Obá é o racional concentrador
Oxossi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos e de novos horizontes...
Oxossi expande, irradia e impele os seres.
simbolicamente representamos Oxossi com setes setas, que são as setes busca contínuas do ser.


Para Oxossi pede-se a cura para determinadas doenças, por suas ligações com a floresta. E, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.



ALINE CALIXTO - OXOSSI





CARACTERÍSTICAS DE OXOSSI

Cor
: Azul celeste claro( no candomblé); verde
Símbolo: Ofá (arco e flecha)
Contas Verde leitosas (Azul turquesa, azul claro)
Ervas:
Alecrim, Vence demanda, Peregum, Espinheira santa, Abre caminho, Taioba, Mangueira, Alfavaca, Jureminha, Eucalipto,Desata nó.
Elemento: Terra
metal:Bronze
dia da semana: Quinta feira
chakra: Esplênico
Saudaçao:
Okê Arô (Odé kokê Maior)
Bebidas: Vinho tinto, água de côco, caldo de cana, aluá Número: 6Data comemorativa: 20 de janeiro
Pedras: Esmeralda, Amazonita (Turqueza, Quartzo verde, calcita verde)
Essencias:
Alecrim
Comida Ritualística: Axoxô, pamonha e QuibebeArquétipo: Os filhos de Oxossi são faladores, ágeis e de raciocínio rápido. São curiosos e observadores, alegres e noturnos. Gostam de ultrapassar seus limites expandindo seu campo de ação
Quizilas: Preguiça, falta de vontade, ego, impaciência com erros alheios, medo em excesso.