
Diz a lenda que todos os orixás estavam no Panteão Yorubá, reunidos em uma grande festa, quando chegou Omolú. Durante todo o tempo Omolú ficou num canto sem dançar, intrigando assim Iansã. Inquieta com tal situação Yansã tirou Omolú, que estava vestido de palha cobrindo o rosto, para dançar. Yansã dançou tão rápido que o vento, levantou a roupa de Omolú, que para surpresa de todos era um homem de extrema beleza.O reconhecimento e admiração de todos, deixou Omolú muito feliz, pois anteriormente era muito desprezado. Por gratidão a Iansã, Omolú ofertou-lhe parte de seus poderes, dando a ela a capacidade de conduzir os eguns dançando com seu Irukerê.
Sincretismo: Iansã é sincretizada como Santa Bárbara, padroeira dos mercardos e madrinha do Corpo de Bombeiros. Seu dia é comemorado no dia 4 de dezembro.
Características:
Cor: Amarelo Coral
Símbolo: Irukerê ( Espada de Cobre), Eruexim de ferro ou cobre com um rabo de cavalo
contas: Coral ( Marrom, Bordõ, Vermelho e amarelho)
Ervas:Espada de Santa Bárbara,folhas de louro, Cana do brejo, Erva prata, Erva de Santa Bárbara, Colônia, folha de Canela , Peregum amarelo, Catinga de mulata, Gerãnio cor de rosa ou vermelho, açucena, folhas de rosa branca
Elemento: Ar
Metal: Cobre
Dia da semana: Quarta-feira
Chakra: Frontal e Cardíaco
Saudação: Epa-hei,(eparrei), Oiá
Bebida: Champagne
Número: 9
Data Comemorativa: 4 de dezembro
Pedras:Coral, Rubi, Granada
Essências: Bemjoim, Aloés, Patchouli
Comidas Ritualísticas: Acarajé feito com feijão fradinho, ipetê e bobó de inhame
Arquétipo: Seus filhos são reconhecidos pelo temperamento explosivo. Está sempre chamando a atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre é a sua palavra é que vale e gosta de impor os outros a sua vontade, não admite ser contrariado pouco importando se está com a razão ou não. Em estado normal é alegre e decidido. Passa por cima de tudo que há na vida quando está tentado por uma aventura. É leal e objetivo. Seu grande defeito é a fraqueza que prejudica seu convívio social e suas explosões de cólera repentinas e sua grande qualidade é a garra com que defende seus pontos de vista. Não podem ser considerados confiáves, pois fatos menores provocam reações enormes e quando possessos não há ética que segure os filhos de Iansã, dispostos a destruir tudo com seu vento forte e arrasador. Ao mesmo tempo, costumam ser amigos fiéis para os poucos escolhidos para seu círculo mais íntimo.
Quizilas: Desânimo, descrédito na vida, Apatia, Alimentar formas pensamentos.