Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Logun Edé

Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi, que se fundem e se mesclam como mistério da criação. Trata-se de um orixá que tem a graça, a meiguice e a faceirice de Oxum e a alegria e a expansão de Oxóssi. Se Oxum confere a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade, a pesca e a prosperidade, Oxóssi lhe passa os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento.
Essa característica de unir o feminino de Oxum ao masculino de Oxóssi, muitas vezes, o leva a ser representado como uma criança, um menino pequeno ou adolescente, formando mais uma tríade sagrada na história das religiões. Com Logunedé, completa-se o triângulo iorubá "pai, mãe e filho" que também se repete nas trilogias católica (Pai, Filho e Espírito Santo), egípcia (Ísis, Osíris e Hórus), hindu e tantas outras.
Como símbolo da pureza, muitas vezes Logunedé também é visto como um ser andrógino. Ao contrário do que muitos pensam, Logun Ede não é de características masculina e feminina, não é bissexual. Na verdade, possui uma grande relação com Òsun, sua mãe, e com Erinlé, seu pai, trazendo, consigo, a personalidade desses dois Òrìsà e algumas características marcantes, mas nada que o transforme em um hermafrodita que, durante seis meses, é Oboró, e durante seis meses, Ìyábá, como algumas pessoas assim o dizem e usam deste artifício para denotações homossexuais.Apesar da sua história, é preciso esclarecer que Logunedé não muda de sexo a cada seis meses, ele é um Orixá do sexo masculino.A sua dualidade dá-se à nível de manifestação de energia comportamental, já que em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Oxum, e em outras, sério e solitário como Odé. Um encantador, realizador de prodígios, protetoriro. dos navegantes de água doce, caçadores e protetor dos amores duradouros.
Grande feiticeiro. Sua influência é marcante, mistura jovialidade e irresponsabilidade. Logunedé sabe ser rude e doce ao mesmo tempo.



SINCRETISMO: Santo Expedito

CARACTERÍSTICAS

Cor: Azul e Amarelo
Símbolo: Ofá e abebe
Contas: Leitosas azul, amarelo
Ervas: Erva Cidreira, gengibre, camomila, arnica, chuva de ouro, manjericão, erva de santa maria, calêndula, Alecrim, Vence demanda, Peregum, Espinheira santa, Abre caminho, Taioba, Mangueira, Alfavaca, Jureminha, Eucalipto,Desata nó.
Elemento: Água e Terra
Metal: Latão e ouro
Chakra: -
Saudação: Lossi Lossi Logum Edé
Bebida:
Vinho tinto, caldo de cana, Água de côco, champangne
Número:
3
Data comemorativa: 19 de Abril
Pedras:
Turquesa e Topázio
Essências: Alecrim e rosas
Arquétipo: Os filhos de Xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos. São líderes por natureza, justos e equilibrados, porém quando contrariados ficam possuídos de ira violenta e incontrolável. Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante na sua vida.
Quizilas: Fazer justiça com as próprias mãos, Julgamento sem complacência, Juiz das causas alheias, vitimização e impaciência com a evolução do próximo.
QUIZILAS: Desamor, Maltratos infantis, Aborto, vaidade excessiva, Preguiça, falta de vontade, ego, impaciência com erros alheios, medo em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário